O marketing online não é uma unidade única, mas uma coleção de várias estratégias distintas. Abaixo, abordaremos algumas das estratégias mais importantes. Aqui está o seu guia para o marketing digital simplificado, quatro táticas de marketing digital para ajudá-lo a comercializar sua empresa!
1. Otimização para mecanismos de busca (SEO)
Search engine optimization (SEO) é uma estratégia que envolve a otimização do seu conteúdo da web para classificar nos resultados de pesquisa do Google. Você pode começar a otimizar seu conteúdo incorporando palavras- chave específicas que sejam relevantes tanto para o conteúdo quanto para o seu negócio. Por exemplo, você pode escrever uma postagem de blog em seu site com uma lista de dicas para prevenção de pragas. Você pode incluir a palavra-chave “dicas de prevenção de pragas” na postagem e, como resultado, essa página pode acabar sendo classificada no Google para essa palavra-chave. O resultado da segmentação por palavras-chave é que os usuários podem encontrar seu conteúdo em suas pesquisas no Google e chegar ao seu site onde podem converter.
E palavras-chave são apenas um método, SEO envolve muitas táticas destinadas a ajudar a otimizar seu conteúdo da web. Outras táticas de SEO incluem:
- Como ganhar backlinks de sites de terceiros em seu setor
- Usando HTTPS
- Otimizando imagens em seu site
- Criando uma conta do Google Meu Negócio
- E mais!
2. Publicidade de pagamento por clique (PPC)
A publicidade paga por clique (PPC) é como o SEO, pois usa palavras-chave para alcançar as pessoas através do Google, mas não é a mesma estratégia. Com o PPC, você executa campanhas de publicidade paga por meio do Google Ads e seus anúncios aparecem no topo dos resultados de pesquisa.
No Google Ads, você pode dar lances em palavras-chave específicas que deseja segmentar. Com base em seu lance e em seu Índice de qualidade, o Google exibirá seus anúncios para essas palavras-chave quando as pessoas as pesquisarem. A melhor parte é que você só paga pelos seus anúncios quando as pessoas clicam neles.
Isso torna o PPC muito econômico quando bem feito, além de ser uma estratégia que gera resultados rápidos.
3. Marketing de mídia social
Como um dos principais benefícios do marketing digital é que ele permite atingir um grande público, faz sentido que você queira ir ao local mais populoso da Internet. A mídia social é uma das principais candidatas a essa posição, ocupando 28% do tempo de Internet do usuário médio .
Nas mídias sociais, você pode criar uma conta para sua empresa e publicar conteúdo atraente que atrairá usuários em várias plataformas . Esse conteúdo pode assumir diferentes formas, de infográficos a vídeos , mas tudo isso deve permanecer relevante para sua empresa e ainda ser interessante para as pessoas. Você também pode anunciar nas mídias sociais lançando alguns anúncios de mídia social pagos .
Você pode configurar esses anúncios para serem exibidos nos feeds de mídia social dos usuários. O melhor de tudo é que você pode segmentar esses usuários com base em recursos como idade e localização para alcançar o público mais relevante.
4. Web design e desenvolvimento
Em última análise, seus esforços de marketing on-line levam de volta a um local central, seu site. Seu site é onde os usuários podem encontrar informações completas sobre sua empresa e onde podem entrar em contato com você ou comprar seus produtos. Por esse motivo, o web design é essencial. Seu web design deve abranger uma mistura de elementos técnicos e visuais, idealmente formando um site que seja atraente e funcional para os usuários.
Algumas maneiras importantes de otimizar seu web design incluem:
- Melhorar a velocidade de carregamento da sua página
- Tornando seu site compatível com dispositivos móveis
- Criando uma configuração de navegação intuitiva
- Usando muito espaço em branco
- E mais!
Com um site bem projetado, você poderá reter o tráfego atraído pelo seu outro marketing digital, aumentando significativamente suas taxas de conversão .