Você, muito provavelmente, já ouviu falar em mapa mental e quer saber mais sobre esse assunto, não é mesmo?
O fato é que em um mundo onde somos bombardeados por informações a todo o momento é preciso ter uma maneira eficaz de organizar nossas ideias, a fim de obter os melhores resultados.
Pensando nisso trouxemos um conteúdo completo a respeito do assunto que ajudará você a entender o que é um mapa mental e como essa técnica funciona.
Se interessou? Então não deixe para depois e comece agora mesmo a leitura.
Vamos lá!
O que é e para que serve um mapa mental
Como o próprio nome sugere, um mapa mental é uma forma de organizar nossas ideias de modo a conseguirmos tomar decisões precisas com base em informações que já possuímos.
Mas como essas informações são organizadas? Simples, se você já viu um fluxograma, com certeza terá familiaridade com o mapa mental.
Isso porque ela é criada com balões, setas e frases de efeito que visam ligar palavras chaves a respeito de determinados assuntos e, com isso, organizar as ideias que estão em nossas mentes.
Para quem é indicado um mapa mental
A primeira coisa que você precisa entender é o seguinte: Pessoas que possuem maior facilidade de aprendizado visual terão mais eficácia com o mapa mental, mas isso não significa que outras pessoas não podem usufruir dessa técnica.
Em segundo lugar, mapas mentais são indicados para pessoas que precisam lidar com muitos conteúdos ao mesmo tempo, por exemplo, alguém está estudando algum tipo de idioma ou prova para concurso se beneficiará muito de um mapa mental.
Pessoas que trabalham com vendas, marketing digital, estratégias ou que procuram por algum produto específico, por exemplo, melhor cartão para milhas, também podem usufruir dessa técnica.
Sabendo disso, veja abaixo como criar seu próprio mapa mental.
Como criar seu próprio mapa mental
Você pode fazer mapas mentais digitalmente ou, se preferir, em uma cartolina ou, até mesmo uma folha a4.
Para fazer seu mapa você precisará:
- Canetas coloridas
- As informações que irá inserir
- Gabarito para formas geométricas
Pronto, você já pode fazer seu mapa mental da maneira que desejar e, não se preocupe, você não precisa ser uma pessoa totalmente criativa para realizar o procedimento.
Está com dificuldades? Siga o passo a passo abaixo:
- Defina o tema
Imagine que seu mapa mental é a respeito da segunda guerra mundial, logo essa informação deve estar no centro do mapa mental.
- Associe as informações mais importantes
Agora basta começar a puxar setas para informações importantes. Lembre-se de destacar elementos chaves com o mesmo símbolo, dessa maneira você verá a importância de cada informação ao bater o olho no símbolo.
- Utilize palavras chaves fortes
Utilize palavras chaves fortes, de modo que você lembre do conteúdo quando for ler.
- Faça sem medo
Não tenha medo de fazer um mapa mental, afinal ele é “seu”. Você não precisa seguir uma regra desde que faça sentido para você.
E aí, gostou de fazer um mapa mental? Saiba que existem algumas ferramentas próprias para esse tipo de técnica, como você poderá observar logo abaixo.
Aproveite as ferramentas online
Existem vários tipos de ferramentas que você pode utilizar para fazer o seu mapa mental, inclusive algumas são gratuitas.
Abaixo listamos cinco ferramentas que você pode utilizar para fazer seu mapa mental, lembrando que algumas são próprias para esse fim e, por esse motivo, tornaram a criação intuitiva e rápida.
- Canva
- Mindmeister
- Microsoft Office
- Mind Node
- Coggle
Agora que você já conhece as ferramentas que pode utilizar para fazer seu mapa mental, não perca tempo e comece a criar o seu agora mesmo.
Lembre-se que essas ferramentas são apenas sugestões, você pode utilizar o que estiver à sua disposição, desde que funcione está ótimo.
Se você gostou do conteúdo, não deixe de continuar acompanhando nosso site, pois estamos sempre trazendo novidades e dicas como essa que, sem dúvida, você não vai querer perder.
Até mais!