Quer saber como você pode obter os melhores resultados de seus canais de vendas? Aqui estão quatro dicas úteis para gerenciar suas vendas indiretas!
1. Avalie quais canais usar
Antes de fazer parceria com terceiros, você deve dedicar um tempo para considerar quais canais serão mais benéficos para você.
Em particular, observe onde seu público provavelmente comprará. Se seus clientes são predominantemente jovens, talvez você não queira gastar todos os seus recursos vendendo por meio de um distribuidor que atende principalmente às gerações mais velhas.
Além disso, considere sua localização . Se o seu público-alvo estiver localizado inteiramente na Nova Inglaterra, talvez você não queira vender seus itens de mercearia por meio do Publix (que é limitado quase inteiramente ao sul dos Estados Unidos).
2. Treine e motive seus parceiros
Quaisquer que sejam as empresas com as quais você faça parceria, certifique-se de fornecer a elas o incentivo necessário para vender seus produtos. Se você comunicar os benefícios da parceria com você, você os motivará a trabalhar duro para vender seu produto.
Além disso, se o seu produto for particularmente avançado ou sofisticado, reserve algum tempo para treinar seu parceiro de negócios sobre como ele funciona e por que é benéfico. Isso irá ajudá-los a vendê-lo aos clientes.
Claro, isso não se aplica a todas as situações – você não precisa treinar os funcionários da Target para dar um discurso de vendas para o seu aspirador de pó. Mas para alguns setores, pode ser uma ferramenta útil, principalmente se você for um vendedor business-to-business (B2B) .
3. Invista mais em análises
A análise é essencial para qualquer negócio. Ele permite que você examine o desempenho de seu marketing e vendas para ver onde você pode melhorar. No entanto, quando você usa canais de vendas, é mais importante do que nunca.
A análise é mais complicada quando os canais estão envolvidos porque pode ser difícil dizer quais resultados estão sendo conduzidos por terceiros e quais estão sendo conduzidos por você. Para determinar a distinção, você deve investir mais tempo e esforço em suas análises.
4. Atualize seu marketing
Por fim, você deve atualizar a extensão do seu marketing ao usar diferentes canais de vendas. Se você vende apenas do seu site, todo o seu marketing deve ter como objetivo enviar os usuários para lá, mas se você também vende em outros canais, seu marketing deve refletir isso.
Considere executar campanhas diferentes para seus diferentes canais de vendas. Por exemplo, além de comercializar sua loja online (se você tiver uma), você pode se envolver em estratégias de marketing da Amazon para promover seu conteúdo na Amazon.
Se a empresa pela qual você está vendendo também estiver disposta a contribuir para o processo de marketing, isso pode ser uma grande ajuda!