O que é um banco de dados de CRM?

CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Um banco de dados de CRM é um registro de todas as interações com um cliente, normalmente desde o primeiro ponto de contato no ciclo de vendas até todo o relacionamento do cliente com uma empresa.

Isso fornece às empresas uma única fonte de verdade em suas comunicações com o cliente e é um registro importante frequentemente usado por vários departamentos, como vendas, operações e serviços ao cliente.

Benefícios de um banco de dados de CRM

Há muitos benefícios em usar um banco de dados de CRM adequado. Isso é verdade há muito tempo. Nos dias pré-digitais, as empresas costumavam armazenar essas informações em um rolodex ou livro-razão. Com a tecnologia moderna criando novas maneiras de aproveitar esses dados, os bancos de dados de CRM são ainda mais críticos para um negócio.

Velocidade e Organização

Em vez de vasculhar intermináveis e-mails ou notas de telefonemas, um banco de dados de CRM oferece uma única fonte de verdade para todas as interações com o cliente. Todos em uma organização sabem para onde ir para acessar essas informações e isso mantém as equipes se movendo mais rapidamente. Você pode integrar novos funcionários mais rapidamente e fazer com que os representantes de contas agilizem um determinado cliente-chave com mais eficiência com um banco de dados de CRM.

Desenvolvimento de negócios

Os bancos de dados de CRM são um tesouro de dados primários que podem ser utilizados em campanhas de marketing. Com esse gerenciamento de dados de clientes , você pode criar segmentos de usuários em seu CRM e executar campanhas publicitárias para pessoas que entraram em seu ciclo de vendas, mas não converteram ou anunciar para usuários que usaram seu serviço no ano passado, mas não se inscreveram novamente recentemente. Esses dados próprios e próprios podem ser uma vantagem competitiva substancial sobre concorrentes menos organizados. Você também pode usar dados próprios para incentivar as atividades de acompanhamento das equipes de vendas.

Atendimento ao Cliente

Você já se perguntou como os representantes de uma grande corporação sempre se lembram do nome do seu cachorro? Ou tem uma notável capacidade de recordar conversas de 16 meses atrás? Eles provavelmente estão utilizando um CRM para armazenar todas as interações anteriores com você. Isso permite que todos em uma empresa tenham acesso instantâneo a todas as interações com um cliente e pode ser muito útil para criar experiências memoráveis de atendimento ao cliente.

Como um banco de dados de CRM pode funcionar para o seu negócio

Então, que tipo de dados é importante incluir e integrar em um banco de dados de CRM? Vamos aprender que somos uma empresa fabricante de peças personalizadas para barcos.

Um cliente em potencial visita nosso site e baixa um PDF fechado por e-mail sobre as vantagens de obter peças de barco personalizadas versus comprar na prateleira. Depois que ele baixa esse PDF, um de nossos representantes de clientes envia um e-mail para ele, mas nunca recebe uma resposta.

Um ano depois, uma sequência é acionada em nosso banco de dados de CRM para que um representante tente novamente. Alguém entra em contato para perguntar ao cliente em potencial se ele teve alguma sorte com a busca por peças personalizadas e, desta vez, recebemos uma resposta. O cliente acaba interagindo com nossa equipe de vendas e faz um pedido conosco.

Todas essas informações são registradas em nosso banco de dados de CRM passo a passo. 3 meses após o seu pedido ser atendido, montamos uma sequência para pedir que ele deixe uma avaliação online para o nosso processo de fabricação.

Alguns anos depois, nossa empresa se expandiu e está oferecendo novas peças. Usamos nosso banco de dados CRM para obter registros de qualquer pessoa que tenha encomendado peças semelhantes. Mesmo que nosso novo representante de vendas nunca tenha falado com esse ex-cliente, ele pode se atualizar rapidamente usando nossos registros de CRM e pode entrar em contato com uma oferta altamente personalizada, fechando outro negócio para nós. Este ciclo pode se repetir muitas vezes. Independentemente de um cliente potencial converter ou não, ter os dados em seu banco de dados de CRM é uma coisa muito valiosa. Ele facilita a prospecção de vendas futuras e cria públicos altamente segmentados que podemos usar em muitos canais de marketing.

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