As vendas de canal são as vendas que você faz por meio de terceiros, e não diretamente aos clientes.
Um “canal” neste caso é a entidade entre você e o cliente. Em vez de vender seu produto diretamente ao cliente, você pode gerenciar o processo por meio de terceiros, como um supermercado ou um site de comércio eletrônico.
Vendas diretas vs. indiretas
Quando falamos sobre canais de vendas, é útil discutir a diferença entre vendas diretas e indiretas.
As vendas diretas são aquelas em que as duas únicas entidades envolvidas são você e o cliente. Portanto, se um cliente comprar um de seus produtos diretamente do seu site, é uma venda direta.
Uma venda indireta, por outro lado, é outro termo para uma venda de canal. Refere-se a um tipo de venda em que você vende seus produtos por meio de outra entidade. Então, se você conseguir que a Target venda seu produto e um cliente o comprar de lá, isso seria uma venda indireta.
Vale a pena notar que sua empresa pode usar vendas diretas e indiretas juntas, você pode vender seus produtos em seu site, mas também pela Amazon, por exemplo.
Por que usar canais de vendas?
Agora que você entende o que são canais de vendas, você deve estar se perguntando: por que devo investir em canais de vendas?
Aqui estão alguns motivos para investir em vendas de canal:
1. Expanda seu público
Os canais de vendas ajudam você a expandir seu público. Considere isso, digamos que você venda produtos de papel como guardanapos e toalhas de papel. Quais são as chances de que a maioria das pessoas compre esses itens visitando seu site?
A resposta é, muito baixo. A maioria das pessoas compra esses produtos em supermercados, não em lojas online. Portanto, para expandir seu público para um tamanho razoável, você deve vender por meio de terceiros, como site Walmart e Kroger.
2. Reduza os custos de distribuição
Outra razão para adotar uma estratégia de canal é reduzir os custos de distribuição do produto . Quando você confia inteiramente nas vendas diretas, você é responsável por levar seus produtos aos clientes. Talvez você precise enviar para todos os locais da sua empresa e, se tiver uma loja online, precisará entregar nas casas dos clientes.
Mas com as vendas indiretas, esse não é mais o caso. Você é responsável apenas por levar seus produtos ao novo distribuidor, e eles cuidarão do processo de levar esses itens aos clientes. Como resultado, você pode reduzir tanto o esforço quanto as despesas.
3. Alcance novas áreas geográficas
A terceira principal razão para usar os canais de vendas é que eles ajudam você a vender para novas áreas geográficas. Digamos que você queira vender seus produtos em uma cidade, estado ou país diferente. As probabilidades são de que você não esteja intimamente familiarizado com os potenciais compradores de lá. Mas se você fizer parceria com outra empresa familiarizada com as pessoas dessa nova região, ela poderá ajudá-lo a comercializar e vender para elas com mais eficiência.