Tipos comuns de marketing de responsabilidade social corporativa

O que exatamente você pode fazer para contribuir com causas sociais? Que práticas você deve procurar promover?

Há mais de uma abordagem para essa estratégia de marketing de responsabilidade corporativa e abordaremos algumas das mais comuns abaixo!

1. Doações diretas de dinheiro

A primeira e mais direta forma de contribuir com causas sociais é doando dinheiro.

Uma maneira de fazer isso é fazer uma única grande doação, talvez você envie milhares de dólares para uma instituição de caridade de sua escolha. Alternativamente, você pode doar dinheiro com base nas compras dos clientes. Você pode anunciar que doará um certo número de dólares para cada compra que alguém fizer.

Doar dinheiro é sem dúvida a maneira mais simples de contribuir para causas sociais, e é uma que você pode promover facilmente por meio de seu marketing.

2. Doação de produtos

Doar dinheiro não é sua única opção. Você também pode doar seus produtos. Obviamente, isso é aplicável apenas para certos tipos de produtos, suas peças de aeronaves comerciais especializadas não são necessariamente o que as instituições de caridade precisam.

Mas digamos que você venda itens de vestuário. Isso é uma coisa fantástica para doar para crianças carentes ou outros grupos que possam se beneficiar disso. Assim como com o dinheiro, você pode simplesmente enviar uma grande doação de uma só vez ou fazer algo como doar um item para cada item comprado.

E se o seu negócio não faz produtos que as instituições de caridade precisam, mas você ainda quer doar produtos de algum tipo, você sempre pode coletar e doar alimentos!

3. Parcerias sem fins lucrativos

Se doar não é realmente o que sua empresa pretende fazer, talvez você prefira a ideia de uma parceria estendida. Esse tipo de filantropia envolve a parceria com uma organização sem fins lucrativos a longo prazo, em vez de fazer algumas doações individuais.

Nesse arranjo, você pode patrocinar a organização sem fins lucrativos da mesma forma que patrocina um time esportivo local. Você pode financiar o marketing deles para ajudar a envolver mais pessoas e ajudar a defendê-los em seu próprio site.

4. Ação ambiental

Uma das formas mais comuns de responsabilidade social corporativa é a ação ambiental. Quase todas as empresas têm certos processos que podem ser otimizados para serem mais ecológicos, seja minimizando a poluição ou reduzindo o uso de plástico.

Seja o que for, sua empresa pode querer embarcar nesse trem, pois é uma das questões com as quais as pessoas mais se preocupam quando se trata de empresas. Se você puder promover autenticamente sua marca como ecologicamente correta, ganhará mais clientes.

5. Práticas comerciais éticas

Por fim, você pode exemplificar a responsabilidade social corporativa administrando seus negócios de maneira ética. Isso se resume em grande parte à maneira como você trata seus funcionários, como quanto você paga a eles e os benefícios que eles ganham.

Por exemplo, a Netflix oferece incríveis 52 semanas de licença-maternidade remunerada para seus funcionários. Particularmente com o aumento do foco cultural dos últimos anos nos direitos dos funcionários, o marketing desses aspectos do seu negócio é uma maneira fantástica de ganhar o favor de seu público-alvo. Em outras palavras, se você puder demonstrar que faz algo tão simples quanto administrar seus negócios de maneira ponderada e ética, ganhará mais clientes e gerará mais receita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *