Quatro estratégias de branding que você pode usar para o crescimento dos negócios e como consultoria de branding pessoal pode te ajudar na divulgação e atrair clientes.
Sua jornada de estratégia de marca é pavimentada com boas intenções. Você entende que precisa ser direcionado à marca em tudo o que faz e pretende colocar sua marca no centro de tudo. No entanto, nutrir e expandir sua marca é outra história. Você participa de intermináveis sessões de brainstorming com suas equipes para determinar as melhores táticas que ajudariam sua empresa a crescer aos olhos de seus consumidores e a responder melhor às necessidades deles.
1. Extensão da Linha de Produtos
Como o nome sugere, uma extensão de linha de produtos implica a introdução de um novo produto bastante semelhante ao que a empresa já oferece, mas que responderia melhor às necessidades do cliente. Essa abordagem é bastante comum se o nome da marca for popular o suficiente e tiver uma forte base de seguidores.
Em geral, ter uma presença de mercado bem estabelecida é um bom incentivo para desenvolver uma extensão de linha de produtos porque você já tem um grupo fiel de clientes que provavelmente ficarão curiosos para experimentar seu novo produto. A extensão da linha, no entanto, não substitui nenhum dos produtos existentes. Isso seria uma atualização de produto, e é uma estratégia diferente.
2. Multimarcas
Uma estratégia multimarcas implica que uma empresa está comercializando vários produtos do mesmo mercado que os concorrentes. Essa é uma maneira de garantir que a empresa tenha mais de uma marca competindo em uma categoria. Como resultado, garante mais espaço nas prateleiras e limita a entrada dos concorrentes.
Essa abordagem é comum para grandes empresas que têm dinheiro e recursos para desenvolver e gerenciar mais marcas com sucesso. A vantagem subjacente aqui é que as multimarcas podem ter diferentes posicionamentos no mercado, garantindo assim uma vantagem competitiva para cada marca.
3. Extensão da marca
Empreender uma estratégia de extensão de marca implica ampliar a compreensão do mercado sobre uma marca. Isso acontece quando a marca fornece mais de um produto ou serviço sob a marca existente.
Em geral, as empresas devem estar atentas a essa estratégia, pois o mercado
reluta em adotar sua expertise em outra categoria de produto. Por exemplo, se a Starbucks decidisse estender sua marca ao espaço tecnológico, o mercado acharia difícil associá-la a produtos de tecnologia. Como resultado, sua reputação de marca pode sofrer. Para obter os melhores resultados, a nova categoria de produto deve ter alguma conexão com a categoria de produto existente.
Uma empresa que implementou a estratégia de extensão de marca com sucesso é a Honda Motors com sua mudança no espaço de equipamentos de energia. Como resultado, usou a credibilidade adquirida no ramo automobilístico para vender geradores, cortadores de grama, bombas e outros equipamentos.
4. Nova Marca
A nova estratégia de marca significa desenvolver uma nova linha de produtos e uma marca que estaria associada a ela. A linha de produtos precisa estar fora do escopo da oferta atual da marca, por isso exige uma nova marca.
Essa estratégia pode ser empregada caso o poder da marca existente esteja diminuindo e eles desejem manter sua participação no mercado. Ou caso o nome da marca atual não seja apropriado na nova categoria de produto.