Você é ótimo em prospectar e encontrar novos clientes. Você se destaca no networking e na construção de relacionamentos. Seu pipeline está cheio de perspectivas ativas. Mas tudo o que seus gerentes parecem se importar é com quantas vendas você fechou.
Idealmente, o gerenciamento é investido em todos os aspectos da venda, mas muitas vezes é dada grande ênfase à métrica de fechamento. Fechar uma venda é, obviamente, o objetivo pelo qual você está trabalhando, mas pode ser uma coisa complicada. Se for tentado muito cedo ou se o vendedor for muito agressivo, um esforço de fechamento pode fazer com que todo o negócio imploda.
Se você sentir que o cliente está pronto para se comprometer, você pode testar a concordância com sua recomendação usando vários tipos diferentes de perguntas de fechamento: o fechamento de teste , o fechamento de escolha alternativa ou o fechamento de ângulo agudo.
Planeje sua abordagem
- Revise as informações que você coletou sobre seus clientes e suas necessidades – certifique-se de que estejam atualizadas.
- Considere quais produtos, serviços ou experiências você tem que atendem às necessidades deles
- Comunique-se com credibilidade.
- Seja claro sobre o seu propósito. Você está entrando em contato para passar informações, marcar um encontro ou entregar seu cartão de visita?
Faça o contato inicial
- Aproxime-se do seu cliente em potencial de uma maneira que os conforte e construa sua confiança em você. Use uma linguagem corporal amigável e cortês, expressões faciais e boas maneiras.
- Ouça as necessidades deles.
- Use uma anedota ou fato relevante para estabelecer seu interesse. Por exemplo, descreve um cliente recente que recebeu o tipo de benefício que procurava.
- Mostre ao seu cliente que você possui um sistema de nfe completa sp para passar segurança na emissão de notas mensais.
- Quando apropriado, use humor e seja aberto e genuíno.
- Não tome mais tempo do que o necessário. Vá direto ao ponto rapidamente.
- Faça uma observação sobre algo que seus clientes tenham, ou digam, relacionado aos seus produtos.
Selecione o produto ou serviço apropriado
- Considere sua gama de produtos e escolha o produto, serviço ou experiência que melhor atende às necessidades que você identificou.
- Se você tiver várias opções para escolher, escolha uma e concentre-se nela.
Feche a venda
- Procure sinais que indiquem que o cliente está pronto para fazer uma compra (por exemplo, eles fazem perguntas específicas sobre disponibilidade ou garantias).
- Pare de falar – dê ao seu cliente a chance de preencher o silêncio e dizer sim.
- Ofereça uma escolha que assuma sua compra (por exemplo, ‘Você prefere o médio ou o grande?’).
- Aborde as pequenas questões ou decisões do cliente sobre o produto para eliminar todos os seus obstáculos.
Revise as vendas
- Reúna informações sobre o desempenho de vendas da sua empresa e a popularidade do produto.
- Faça alguma pesquisa com o cliente. Você pode usar formulários de feedback do cliente para avaliar a satisfação do cliente.
- Procure problemas no desempenho e aceitação do produto e identifique onde suas táticas de vendas e sua equipe de vendas são mais e menos eficazes.
- Considere o que você aprendeu e faça mudanças relevantes em seu plano de vendas .