Os designs estão se tornando cada vez mais complexos

Os designers de interface do usuário enfrentam o desafio de criar designs que serão vistos de várias maneiras.

Precisamos levar em conta a maioria (se não todos ) os tipos de cenários de visualização: monitores de desktop, telas de laptop, smartphones, tablets e a lista continua.

O web design responsivo é uma das maneiras de obter layouts ideais em diferentes mídias de visualização.

Mas também adiciona uma camada de complexidade na codificação e no layout de nossas páginas da web. Precisamos saber como os diferentes componentes de uma página da Web mudarão em dimensões e para onde eles se moverão se visualizarmos a página da Web em, digamos, um iPhone versus um monitor widescreen. Podemos descobrir tudo isso através de protótipos. Um exemplo de prototipagem rápida de layouts de página da Web em diferentes cenários de visualização.

Os protótipos oferecem mais oportunidades de trabalhar simultaneamente

Ao criar protótipos, os membros de sua equipe podem começar a trabalhar em alguns componentes da interface do usuário, mesmo que o design ainda não tenha sido aprimorado.

Por exemplo, se seu aplicativo precisa relatar informações para seus usuários, seus programadores do lado do servidor podem começar a criar seu banco de dados, bem como as consultas de banco de dados que extrairão os dados de que você precisa, mesmo antes de finalizar sua interface do usuário.

Um exemplo de um wireframe básico que permite o trabalho simultâneo.

Os protótipos fornecem um guia visual para o produto acabado

É muito mais fácil produzir coisas quando você tem uma ideia sólida de como o resultado final vai (aproximadamente) parecer.

Quando os objetivos estiverem claros e definidos, quando todos os envolvidos concordarem com os resultados pretendidos, quando os conceitos de design tiverem sido validados desde o início, você descobrirá que o caminho para a linha de chegada será mais direto.

Os protótipos podem até ser pontos de partida significativos do produto final. Algumas ferramentas permitem que você crie protótipos que podem ser convertidos em código HTML/CSS. Embora eu não recomende que você use o código gerado automaticamente de qualquer software sem (no mínimo) um desenvolvedor web de front-end profissional e experiente revisando-o, eles podem ser usados como pontos de partida.

A prototipagem é barata, rápida e fácil

Talvez a razão mais aparente pela qual você deve prototipar seus projetos é que há muito pouca razão para não fazê-lo.

Ele se integra perfeitamente à maioria dos processos de design.

É seguro dizer que todos os designers de interface do usuário começam com algum tipo de protótipo mesmo que seja apenas um esboço em papel feito em 30 segundos.

Existem inúmeras ferramentas por aí que são facilmente integradas ao seu processo de design existente desde a combinação atemporal de lápis e papel que tem sido usada há séculos, até ferramentas da Web que são executadas no navegador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *