O que é Comércio Social?

O termo social commerce apareceu pela primeira vez no blog de busca do Yahoo! em 2005. A empresa de Internet usou a frase para descrever ferramentas e produtos que tornam as compras online mais sociais por meio do aproveitamento das redes sociais e da facilitação de conteúdo direcionado ao usuário.

(No post inicial do blog do Yahoo!, eles estavam falando sobre um novo produto que lançaram, Shoposphere e seu recurso Pick List, uma espécie de lista de desejos de produtos que seus amigos podem ver.)

Exemplos de comércio social:

  • Recursos de compartilhamento social em páginas de produtos , como um botão Curtir no Facebook
  • Sistemas de avaliação e avaliação de clientes, como o sistema de avaliação e avaliação de clientes da Amazon
  • Seções orientadas pela comunidade em sites de comércio eletrônico , como fóruns
  • Experiências de compras on-line personalizadas, como personalizar o que é exibido em uma página da Web com base em informações derivadas do gráfico social aberto de um usuário

Um exemplo do sistema de avaliação de clientes da Amazon no livro “HTML and CSS: Design and Build Websites”.

O comércio social é perigosamente subvalorizado

Nas pequenas empresas, ainda há uma falta de conscientização sobre o poder do comércio social e das mídias sociais para aumentar os lucros, reter os clientes atuais e conquistar novos clientes.

Em uma pesquisa com empresas de pequeno porte, apenas 37% acreditavam que o marketing de mídia social era a melhor maneira de obter novos clientes.

No estudo, o marketing de mídia social ficou apenas em quarto lugar na lista. Sites de ofertas diárias, publicidade online e sites de listagem de diretórios de negócios foram os líderes das paradas.

Por que o Social Commerce é importante

As oportunidades estão maduras para o comércio social, e já estão há algum tempo. Deixa-me dizer-te porquê.

O comércio social melhora a visibilidade

O usuário médio de serviços de mídia social passa até 11 horas por dia conectado à Internet.

Ele segue uma média de cerca de 10 empresas e marcas a qualquer momento.

Esses consumidores de mídia social podem fornecer uma base sólida para a construção de uma boa imagem de marca.

Além disso, 42% dos usuários de redes sociais fazem pesquisas exclusivas dos produtos que desejam comprar, em sites sociais. Assim, uma marca sem bons recursos de social commerce pode perder muita visibilidade dentro desse segmento de sua base de clientes.

O comércio social pode produzir valor

Para uma empresa, o valor monetário de um fã no Facebook é de R$ 174 , pelo menos de acordo com a empresa de marketing de mídia social Syncapse. Assim, um cálculo rudimentar, de trás do guardanapo, sugere que uma página do Facebook com 5.000 fãs é concebivelmente um ativo de R$ 870.000 (é claro, a pesquisa mostra que o valor de um fã no Facebook para uma determinada empresa varia).

O comércio social, então, torna-se crucial nesse sentido, porque é uma das poucas maneiras disponíveis para você aumentar o tamanho de suas redes sociais.

O comércio social pode aumentar o tráfego do site

A taxa de cliques nas paredes do Facebook é de surpreendentes 6,5% , enquanto muitas outras formas de esforços de marketing on-line, como anúncios em banner , já seriam consideradas extremamente bem-sucedidas com apenas uma taxa de cliques de 2% .

E, nos mesmos resultados da pesquisa da Syncapse mencionados acima, observou-se que 66% da base de fãs do Facebook de uma empresa acreditava que compartilhar informações com outras pessoas é importante nas mídias sociais. Isso indica que seus fãs no Facebook desempenham um papel decisivo na expansão do seu alcance para novas pessoas que ainda não são fãs. Isso, por sua vez, significa mais tráfego para sua página do Facebook e, indiretamente, para seu site.

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