Funil de Vendas: o que é e como funciona!

Você possui uma empresa e nunca ouviu falar em funil de vendas?
Então, saiba que você está um tanto quanto atrasado quando o assunto é atrair
novos clientes através de conteúdo.
Pensando dessa forma, em você que ainda não investe nesse tipo de serviço, nesse artigo nós iremos lhe apresentar o funil de vendas, onde assim você não só saberá o que é o mesmo como também entenderá como ele funciona.

O que é funil de vendas?

De forma a um melhor entendimento por parte de qualquer leito no assunto, vamos começar com uma definição muito simples. O funil de vendas, é um modelo estratégico que mostra o caminho do cliente desde o seu primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda. Ou seja, o funil de vendas, nada mais é do que a representação do caminho que o cliente faz até fechar o negócio com a sua empresa.
Ainda falando sobre o mesmo, o funil de vendas trata-se de um processo que consiste em conduzir e/ou acompanhar o cliente desde o momento que o mesmo toma conhecimento de um determinado bem ou serviço até o fechamento da compra.

Como funciona o funil de vendas?

Diferente do que muitas pessoas pensam, a compra não ocorre em apenas uma etapa, e isso se dá porque durante tal processo, o cliente passa por alguns momentos que acabam revelando o quão próximo ele está ou não de realmente fechar aquele negócio.
Se você está duvidando, deixe-nos explicar um pouco melhor. Durante o processo de compra, há o momento em que ele ouve falar de tal solução pela primeira vez, a pesquisa que ele faz sobre o produto ou serviço que lhe foi apresentado, a compra propriamente dita e ainda a recomendação que ele fará após usufruir de sua compra.

Sendo assim, de forma a determinar o nível em que o cliente se encontra perante a decisão de compra, dividimos esses momentos em partes e então assim definimos as etapas do funil.

Quais são as etapas do funil?

O funil de vendas é dividido em três etapas que são topo, meio e fundo.
Vamos entender melhor:
– topo do funil de vendas: a primeira etapa é o topo. A mesma é conhecida como a etapa da consciência, já que até então a pessoa era indiferente a sua própria necessidade ou problema. Normalmente, nessa etapa as empresas estão a tratar com pessoas sem nenhum tipo de conhecimento do assunto. Logo, a ideia é fornecer materiais que ajudem os mesmos a diagnosticar seus problemas e então sentir a necessidade de obter aquilo que você oferece, e dessa forma, ele irá procurar por você.
– meio do funil de vendas: o que define a passagem da primeira etapa para a segunda é o reconhecimento do problema, ou seja, o cliente já leu o suficiente e enxergou o problema. A partir de então ele entra em contato para que você possa lhe apresentar a resolução.
– fundo do funil: por fim, chegamos então ao fundo do funil que lida diretamente com as pessoas que passaram por todo o processo de marketing e estão prontas para entrar em contato com o vendedor. Nesse momento, é também o momento ideal para você dar um empurrãozinho e mostrar que realmente pode resolver aquele problema ou necessidade que a pessoa tem.

Benefícios do funil de vendas

1. previsibilidade de resultados
2. maior produtividade
3. otimização de gestão
4. melhor aproveitamento de oportunidades
5. respostas para o desenvolvimento de produtos

E aí, o que você está esperando para investir em um funil de
vendas? Entre em contato com a gente que vamos te ajudar!!

Sobre vinicius Felix Marouelli

vinicius Felix Marouelli Escreveu 42 posts nesse blog.

Vinicius Felix De Mendonça Ribeiro Marouelli - CEO da Holding Anunciare Capital - Objetivo Fazer meus clientes Ganharem dinheiro! Formado em Publicidade, Programação e Mercado Financeiro, Crypto Trader, Fundador da fintec "leads de consórcio" entre outras empresas Vinicius Felix de Mendonça Ribeiro

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