Antes de nos aprofundarmos na diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago é necessário uma definição sistêmica do que é tráfego no mundo do marketing digital.
De uma maneira grosseira de dizer, nada mais é que todo e qualquer acesso que você tem em seu website ou rede social.
Você pode se utilizar de ferramentas para te auxiliar na contagem desses acessos e te ajudarem de outras formas também, mas isso é assunto que abordaremos mais à frente.
Tudo que conhecemos na internet como sites, e perfis de redes sociais são considerados lugares na “rede”, e esses precisam ser acessados por nós que somos as pessoas.
Basicamente isso é a definição de tráfego. Pessoas acessando lugares na rede de computadores.
Quanto mais tráfego um site possui, mais relevância ele terá para o Google que sempre o colocará entre os primeiros das buscas.
Mas para isso existem algumas regras que definem essa relevância na rede, e essas regras são chamadas de SEO (Search Engineering Optimization).
Quanto mais você se enquadrar nas regras de SEO, mais facilmente você será hackeado entre os primeiros colocados nas buscas de acordos com as palavras chaves.
Diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago: dicas de ouro
Agora que já sabemos o conceito, vamos direto para a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago.
Se fossemos fazer um anúncio de uma pousada no Alto Caparaó, qual teria um melhor resultado, um anúncio com tráfego orgânico, ou anúncio com tráfego pago? Traremos a resposta um pouco mais a frente.
O tráfego orgânico ocorre de maneira espontânea, quando algum usuário acessa seu site, ou até mesmo rede social, ou faz alguma pesquisa que seja associada a seu website.
Os resultados podem ser obtidos pelo My Business, Google Analytics, e até mesmo Insights de redes sociais.
No tráfego orgânico você não terá custos financeiros com as suas publicações, porém, terá bastante trabalho com as regras de SEO, entre outras métricas, além de se dedicar por longos períodos até conseguir ter resultados práticos.
Como dito, o alcance por ser orgânico, ele é limitado, e precisa ser feito como num trabalho de formiguinha, bem repetitivo.
Basicamente a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago, é que este último é feito sob um investimento que tem por objetivo trazer o cliente até o site ou rede social a fim de que o mesmo conheça seu trabalho ou até mesmo compre produtos.
Sendo bem simples na explicação, você irá utilizar uma plataforma de mídia, você vai criar anúncios nela, vai investir determinadas quantias de dinheiro nesses anúncios, e esse investimento será determinado por duas diretrizes, ou por cliques ou por visualizações no anúncio, o que chamamos de “impressões”.
Destacamos como vantagens do tráfego pago:
Resultados imediatos
Essa é sem dúvida uma grande diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago. Ao utilizar a estratégia do tráfego pago você obterá resultados muito rapidamente.
Basta simplesmente escolher as mídias que irá utilizar, fazer os anúncios, e escolher qual o tipo de pagamento, se é do tipo por clique ou por impressões.
Lembrando que se optar pela opção por cliques, você terá mais possibilidades de concretizar vendas mais rápidas, pois o modelo, é criado para quem possui e-commerces e para quem deseja leads em redes sociais.
Agora quem busca visualizações em redes sociais como facebook o melhor é investir em anúncios com o tipo de pagamento por impressões.
Segmentação muito apurada
Uma outra significativa diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago está relacionado a segmentação. No tráfego pago existem ferramentas que são capazes de segmentar o público que se deseja atingir em determinado anúncio.
É possível escolher interesses, palavras-chaves, informações demográficas, profissão, renda, entre outras métricas.
Tanto a segmentação apurada quanto os resultados imediatos, respondem nossa pergunta no início deste artigo. O anúncio com tráfego pago teria um resultado infinitamente superior ao tráfego orgânico.