Saiba como aumentar o desempenho no trabalho

Cancelar

É possível aumentar o desempenho no trabalho?

Desde o advento dos sistemas operacionais multitarefa, achamos que também podemos fazer outras coisas ao mesmo tempo. Então enquanto navegamos na internet, escutamos música, olhamos o twitter e Facebook, conversamos pelo celular e comemos na frente do PC. Acreditamos que conseguimos dar atenção a tudo isso de uma vez, mas não, não conseguimos aumentar o desempenho no trabalho.

Faça o que você é bom
Passe a maior parte do tempo fazendo o que você é bom.

Não vejo nenhum problema em fazer isso em casa, mas algumas pessoas, infelizmente, acabam levando esse mau hábito para o trabalho, o que acaba prejudicando e muito o seu desempenho no trabalho. O fato é que os seres humanos conseguem pensar em apenas uma coisa de cada vez. Um estudo feito pela The Energy Project comprova que em média, o trabalhador americano consegue concentrar-se em uma tarefa por apenas 80 segundos. Como é possível produzir resultados satisfatórios em pouco mais de um minuto? Normalmente quando esses 80 segundos passam, a atenção é desviada para o telefone que toca, um email que chega, uma nova tuitada ou uma atualização no Facebook. Mesmo parando rapidamente para olhar, demora um pouco para focar na atividade novamente.

Uma boa forma de trabalhar é definir blocos de tempo e – durante eles – concentrar-se apenas na tarefa em mãos. Um tipo de bloco de tempo (Timebox em inglês) muito comum é 45 minutos por 15. Ou seja, você trabalha focado durante 45 minutos na atividade em questão e nos 15 minutos seguintes você pode checar as redes sociais, ir ao banheiro, falar pelo MSN ou o que queira fazer. O modelo anterior é apenas uma dica. Fique a vontade e – tenha bom senso – para definir o tempo que achar melhor.

Aumentar o desempenho no trabalho
Como aumentar o desempenho no trabalho?

No bloco de tempo que você definiu, é importante diminuir o máximo possível as distrações. Portanto, feche os mensageiros instantâneos (msn por exemplo), o programa de email e qualquer outra coisa que traga uma notificação. Se possível, deixe o telefone no silencioso. Caso sinta necessidade de fazer alguma coisa durante esse bloco de tempo, apenas anote e volte ao trabalho. Nos intervalos, ou no próximo bloco de tempo, você poderá lidar com isso.

Essa técnica comprovadamente reduz o estresse e melhora o seu desempenho no trabalho, o que melhora o seu resultado em larga escala. Leva um tempo para se acostumar, principalmente se você tem o hábito de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mas depois que se acostuma, é difícil voltar ao caos que era antes.

Compartilhe:

Sobre vinicius Felix Marouelli

vinicius Felix Marouelli Escreveu 19 posts nesse blog.

Saiba como aumentar o desempenho no trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *