Pós-venda e fidelização de clientes! Como fazer?

Cancelar

Uma das coisas mais importantes em uma empresa é como ela vai tratar os clientes para que eles possam retornar a consumir os serviços daquela empresa. Isso se chama período de “pós venda” e fidelização de clientes.

Muitos consumidores costumam dizer que quando uma empresa os contacta após a compra do produto/serviço para saber como foi o atendimento, sentem-se ligados e contectados a empresa, ou seja, nesse momento criam laços com ela. Esse é o primeiro passo da pós-venda e da fidelização de clientes.

A fidelização do cliente consiste em saber se as satisfações do cliente estão sendo atendidas. Primeiramente se perguntar por que ele chegou até nós (nós = empresa). Depois saber qual o objetivo do cliente ao realizar aquela compra ou obter aquele serviço e se aquele objetivo está sendo realizado com sucesso.

É preciso satisfazer o cliente, antes mesmo de fidelizá-lo. O momento mais importante da venda é o atendimento, é por isso que as empresas devem seguir o protocolo da empresa mas sempre ter um atendimento personificado, ou seja, sempre tentando atender aos requisitos daquele cliente. A fidelização é um processo de pós-venda que envolve a empresa, o vendedor e a capacidade de pesquisa e análise da empresa.

Uma das outras causas mais comuns de insatisfação de clientes perante empresas é o tempo de espera. Atualmente o tempo é um bem precioso que ninguém quer perder, e as empresas precisam ter essa consciência para poderem atender aos clientes com a maior rapidez possível, sem deixar de manter a qualidade obviamente. Os clientes, para serem fidelizados precisam de atenção, carinho, respeito e empatia.

Hoje em dia, precisa-se pensar também que a concorrência está muito acirrada, então se os clientes não se sentirem satisfeitos em uma primeira compra ou prestação de serviços, eles irão procurar outras empresas. O que não falta no mercado são outras opções. Por isso que é muito importante a questão da preparação da fidelização do cliente e da preparação do seu pós-venda. Não adianta somente vender, é necessário vender e situar aquele cliente na empresa de forma que ele volte para ela satisfeito.

Segundo Kotler, um grande mestre do marketing:

Reter clientes pode custar até 5 vezes menos do que prospectar novos clientes.

Perde-se, em média 10% de clientes por ano. A redução desse número pode aumentar os lucros de 25% a 85% ao ano.

A taxa de lucro aumenta por tempo de permanência do cliente fidelizado.

Além disso tudo, é importante também pensar que o cliente satisfeito, compartilha experiência. Não só com sua família, mas com toda sua rede de amigos. Então 1 cliente satisfeito é praticamente a mesma coisa que gerar 50 clientes a mais para a sua empresa. Parece exagero, mas não é. As pessoas realmente acreditam no que o outro fala, principalmente se for um amigo próximo ou um familiar. Por isso foque no pós-venda e na fidelização de seus clientes na sua empresa!

Sobre vinicius Felix Marouelli

vinicius Felix Marouelli Escreveu 22 posts nesse blog.

Pós-venda e fidelização de clientes! Como fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *