Por que comprar é tão bom?

Cancelar

Por que comprar?

Existem diversas respostas, as pessoas normalmente diriam, longe de teorias: “que a compra é o momento da grande oportunidade, para comprar algo imperdível…”. Outas diriam que o fazem racionalmente, em função do custo/benefício, porém toda compra tem uma carga de emoção. Alguns diriam simplesmente: “é muito bom comprar”.

por que comprar
por que comprar é bom?

Contudo, estudiosos da Sociologia afirmariam que, a compra serva para estimular e manter a socialização, ou seja: compramos produtos e serviços que o nosso grupo de idealização indica como importantes. Isso para fazermos parte deste grupo. Diriam também que ela serve para conquistar uma posição social e crescer, ascendendo em uma pirâmide social. O sociólogo Brasileiro Jaime Triano diz que: “Comprar é um ato de afirmação social”.

Para os antropólogos a explicação de “Por que comprar” seria: “que as pessoas compram bens para participar de uma linguagem coletiva, identificando-se com determinadas tribos e diferenciando-se das outras. Em uma busca da afirmação do “eu” no todo.”

Os psicólogos certamente diriam que compramos para satisfazer nossas necessidades físicas de segurança, relacionamento e emoções de poder e reconhecimento entre outros.

Falando sobre esse “é muito bom comprar” que vou falar aqui: o prazer da escolha, a tomada da decisão e o consumo estão ligados intimamente a fatores biológicos, estes não são controlados por nós, na realidade muitas vezes eles nos controlam, para termos uma noção sobre nossos processos biológicos, seu cérebro decide uma compra em até 500 milésimos de segundo, bem antes de ter a consciência sobre o ato.

Os pontos de vista citados estão corretos dentro de cada ótica. Porém na área biológica encontramos respostas mais sensatas.

Segundo Neurocientistas que estudam o comportamento a partir de imagens, o ato de comprar ativa os centros de prazer do cérebro. Só de pensar em comprar, o cérebro se enche de dopamina (um neurotransmissor responsável pela comunicação entre os neurônios), que dá a sensação de prazer, como uma droga, fazendo você querer cada vez mais e quando mais tempo passa menor o seu efeito.

Então cuidado para não ficar viciado, caso você seja um comerciante, espero que encontre muitos viciados em compra.

Sobre Vinicius Felix Marouelli

Vinicius Felix Marouelli Escreveu 104 posts nesse blog.

Formado em Produção Multi Midia em 2008, apaixonado por Publicidade, Programador, Blogueiro e Empreendedor nas horas vagas

Por que comprar é tão bom?
Classificado como:    

Uma opinião sobre “Por que comprar é tão bom?

  • dezembro 12, 2016 em 11:36 am
    Permalink

    Fiz compra essa semana, comprei uma furadeira para um filho e uma cx de ferramentas para outro filho, fazia tempo que eu e minha esposa não sentíamos uma sensação tão boa de poder dar algo a eles que fizesse diferença no dia a dia deles, lógico, isso estamos falando de presentes materiais. A reação deles com os presentes foi a maior satisfação que tivemos, nada paga isso, ver eles contentes e motivados com o que ganharam e veio de nós. Voltando ao foco do post, o prazer de comprar esta algumas vezes muito ligado a ver o prazer de outras pessoas, e também pode exercer seu conhecimento na escolha certa do que comprar. Em resumo o prazer da comprar, ao meu ver, é também muito relativo, a objetivos particulares.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *