Glossário do Marketing Digital com a Letra C

Cancelar

Segue mais algumas palavras para adicionar ao seu reportório,

Com a Letra C

Charge Back – Refere-se ao cancelamento de uma compra efetuada com cartão de crédito

ou débito em uma loja virtual, normalmente, devido ao não reconhecimento da compra por

parte do titular do cartão (por fraude). Desta maneira, o comerciante entrega o produto, mas

não recebe o valor correspondente.

glossário marketing digital letra c
glossário marketing digital letra c

Clique – Ação de pressionar com o mouse um link, um banner ou qualquer peça publicitaria

online que levara a uma ação, na maioria das vezes a acessar uma URL.

Cloud Computing – Sigla em inglês para Computação em Nuvem, conceito de

utilização de sistemas e ou infraestrutura tecnológica de forma compartilhada, de acordo com a

necessidade do usuário (paga pelo uso) e por meio da Internet. O armazenamento de dados

e infraestrutura fica no provedor do serviços em nuvem e pode ser acessado de qualquer lugar

do mundo, a qualquer hora.

Compra coletiva – Site de compra coletiva é um tipo de site que oferece produtos e

serviços com descontos que podem chegar até a 90% do valor normal de mercado,

proporcionando à empresa que vende um número maior de novos clientes em um curto

período de tempo.

Conceito Touch – Conceito de utilização das soluções de tecnologia touchscreen de

tal forma que beneficie o negócio.

CMS (Content Management System) – É um Sistema de Gestão de Conteúdo que

permite a administração, criação, edição, inserção e publicação de conteúdo de forma dinâmica

e em tempo real. É um sistema amigável e não há necessidade de conhecimento

tecnológico para utilização. Opera por meio de uma interface de acesso na internet.

Cookie – Arquivo que fica armazenado no computador do usuário e guarda todas as

informações importantes sobre sua navegação e sites visitados.

Cross Docking – É um processo de distribuição onde o pedido é feito na loja virtual e

expedido direto pelo fornecedor, sem precisar ter sido comprado e armazenado pelo lojista.

Cross Selling – Ou Venda cruzada, é uma técnica de marketing em que o lojista oferece a

seus clientes produtos complementares àqueles que já foram ou que estejam sendo

adquiridos.

CRM (Customer Relationship Management) – Software de gerenciamento do

relacionamento com o cliente, permite acesso à base de dados e informações sobre o cliente.

São usados para auxílio na tomada de decisões.

C2B (Consumer to Business) – Referente ao e-commerce em que a iniciativa parte do

consumidor.

C2C (Consumer to Consumer) – Referente ao e-commerce em que consumidores nego- ceiam

entre si, com o patrocínio de um broker. A situação mais usual são os leilões.

Cable Modem – Dispositivo que permite o acesso a informação de alta velocidade, como

seja à Internet, através de uma rede de televisão por cabo.

Cabo coaxial – Geralmente utilizado para ligar o televisor aos serviços do operador de

televisão por cabo, consiste num pequeno tubo de cobre coberto por um material isolante e um

segundo condutor com um diâmetro superior, em geral sob a forma de bainha.

Cabo de fibra óptica – Consiste num pequeno filamento de vidro. Um transmissor laser

codifica sinais de frequência em impulsos de luz e envia-os através da fibra óptica para um

receptor, que volta a descodificá-los em frequências. Menos susceptíveis ao ruído e às

interferências que outros tipos de cabo as fibras ópticas podem transmitir dados a grandes

distâncias sem necessidade de amplificação. No entanto dada a sua fragilidade as fibras

ópticas têm de estar enterradas, não podendo ser colocadas em ramais aéreos.

CGI (Common gateway interface) – É uma ferramenta para fornecer interactividade na web.

Através de um formulário construído em HTML, o utilizador fornece o nome e o tipo de produto

ou serviço em que está interessado, sendo-lhe devolvida a informação solicitada.

Conteúdos – É informação que constitui a página web. Bons conteúdos constituem um factor

chave de sucesso para atrair os utilizadores ao site, reter o seu interesse e fomentar visitas

futuras.

Canónico – Nome que é colocado no endereço electrónico antes do subdomínio.

Chat – O mesmo que chatroom.

Chat Room – Forma de comunicar online escrevendo comentários e respondendo a outras

pessoas que estão a fazer o mesmo.

Cheque electrónico – O mesmo que cheque, mas em formato digital.

Click & mortar – Retalhista online puro, que não teve origem numa loja física existente.

Clickthrough – o acto de clickar num banner ou outro anúncio, que leva o utilizador para o

site do anunciante.

CTR (Clickthrough rate) – Taxa de respostas de um anúncio online. Em geral é uma

percentagem resultante da divisão do n.º de clickthroughs pelo n.º de impressões. Ex.: (20

clicks/1000 impressões) * 100 = 2% CTR.

Clipping – Classificação de noticias.

Comunidade virtual – Diz-se quando um website disponibiliza funcionalidades como

foruns e chats, de modo a promover a comunicação entre os utilizadores. A vantagem de uma

comunidade virtual está na geração de conteúdos pelos próprios utilizadores.

Costumização – Adaptação individual de produtos, serviços e mensagens publicitárias a

cada consumidor particular.

Costumização de massas – Utilização das tecnologias digitais, para adaptar produtos,

serviços e mensagens publicitárias a grupos de consumidores com o mesmo perfil de

necessidades.

CPM (Custo por Mil Impressões) – É o preço pago pelos anunciantes para que o seu banner

seja visualizado 1000 vezes.

Cupões virtuais – Cupões promocionais apenas com existência online, para utilização

exclusiva em lojas virtuais.

Sobre Vinicius Felix Marouelli

Vinicius Felix Marouelli Escreveu 104 posts nesse blog.

Formado em Produção Multi Midia em 2008, apaixonado por Publicidade, Programador, Blogueiro e Empreendedor nas horas vagas

Glossário do Marketing Digital com a Letra C
Classificado como:        

Uma opinião sobre “Glossário do Marketing Digital com a Letra C

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *