Fique bem posicionado e aumente suas vendas

Cancelar

De acordo com uma pesquisa realizada pela WBI Brasil, metade dos internautas do mundo chega a um site através de mecanismos de busca (ex. Google, Yahoo, Bing entre outros) sendo que 60% dos mesmos não passam das dez primeiras páginas de resultados em uma pesquisa, escolhendo refazer a procura com outras palavras-chave.

E isso quer dizer exatamente o que?

Isso mostra a importância de se ter um site bem posicionado nos mecanismos de busca.

Quando se tem um site bem posicionado nas pesquisas significa que sua relevância é alta, estando assim nos primeiros colocados entre as ocorrências. Tornar um site mais relevante para os buscadores e entender os filtros do mecanismo de busca faz parte de técnicas de marketing de busca chamada SEO (Search Engine Optimization, do inglês, otimização de busca).

A aplicação de técnicas de SEO envolve programação e compreensão de algoritmos de buscadores, sendo assim necessário a contratação de uma empresa especializada na área. Entretanto há alguns “macetes” que podem ser feitos pelo próprio responsável pelo site.

Muitas vezes, é necessário redesenhar uma página eletrônica do zero, para que ela passe a aparecer melhor no Google, por exemplo – conta o especialista em SEO Robinson Melgar, analista de novas mídias da Editora Abril.

Em outros casos, simples ajustes no site, como inserção de mais palavras-chave nas páginas do site, já galgam alguns degraus nos rankings dos mecanismos de busca – esclarece Melgar.

SEO faz parte do marketing de busca que tem como objetivo otimizar seu site para que tenha um posicionamento melhor nos buscadores. Para uma otimização, é necessário uma análise dos objetivos da empresa, o publico alvo (quais as palavras-chaves mais usadas na busca) para então aplicar as técnicas necessárias.

comportamento e tecnologia

Se pensarmos de forma mais ampla, a busca é uma atividade humana que se utiliza de buscadores digitais para processamento. Assim, quando alguém está fazendo uma busca, está procurando algo que satisfaça suas necessidades ou desejos, o que é a essência do marketing – aponta Martha Gabriel autora do livro “SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca”.

Além disso, quando uma pessoa encontra seu produto por meio da busca online, clica no link e acessa o seu site, ela está se relacionando com você. A otimização de busca se torna uma ferramenta de relacionamento. Portanto, temos a tecnologia e o ser humano misturados continuamente no processo de busca – diz.

De acordo com especialistas, o fator essencial para se desenvolver uma otimização para a busca é um Plano de Marketing de Busca. Sem planejamento qualquer tentativa de ação de marketing tem poucas chances de funcionar. O planejamento envolve um todo que vai de análise de ambiente, concorrência, palavras-chave até ameaças.

Determinação e mensuração de indicadores de resultados e avaliação e controle para ajustes são itens que também devem fazer parte do plano – aponta Martha.

É importante ressaltar que as otimizações orgânicas e os links patrocinados (anúncios pagos no buscador para aparecerem bem nas buscas) são complementares e devem ser considerados simultaneamente em um Plano de Marketing de Busca, para determinar em que circunstâncias se beneficia mais de um ou outro – observa.

SEO são técnicas empregadas para tornar o seu site mais relevante para os mecanismos de buscas, que engloba dois tipos de busca – a orgânica (resultado natural) e a paga (links patrocinados). Uma parte importante da busca é a análise das landing pages, que são as páginas de destino (a página que a pessoa chega logo após o clique), caso a página de destino não seja realmente correspondente ao termo que ela viu na SERP (é a página de resultados do mecanismo de busca), isso acabará afastando o usuário.

Marketing de busca, no qual o SEO está inserido, consegue trazer tráfego para um site –diz Martha. Mas as landing pages é que mantém, ou não, as pessoas no site para converter em vendas – conclui.

Conheça dicas práticas

Mesmo variando de caso a caso, há algumas dicas simples que podem ser utilizadas logo de início para ajudar um site nas buscas. Deixando bem claro que especialistas reforçam que é sim necessário um profissional especializado para se fazer um SEO de qualidade. Vejam algumas dicas abaixo:

Flash

Evite uso desta tecnologia em sites de e-commerce. Motivo: a maioria dos buscadores tem dificuldade em ler o conteúdo em flash. Se o buscador não consegue ler o conteúdo do site, o mesmo se torna impossível de ranquear bem e ser considerado de uma ‘relevância’ alta. Prefira linguagens de marcação como HTML. Outra questão é o problema com o comercio eletrônico pelo celular, conhecido como m-commerce. Alguns modelos, como o iPhone, não são compatíveis com o Flash.

Palavras-chave

A escolha nas palavras-chave é um dos itens importantes no SEO. Escolha algumas (três, por exemplo) e as insira com frequência no site. Lembrando que isso pode ser também feito na parte de programação, mas essa parte fica para o desenvolvedor do site.

Ortografia

Cuidado com a ortografia no seu site! Buscadores como o Google, sugerem a correção das palavras para seus usuários. Então, caso eles digitem erroneamente o que estão procurando, o buscador mostra ou sugere a palavra correta.

Atualizações

É importante manter seu e-commerce atualizado. Altere ofertas e a exibição dos produtos duas vezes por dia, pelo menos. Quanto mais seu site é atualizado, melhor irá aparecer no ranking dos buscadores. Os sistemas de buscas entendem que o conteúdo atual é mais ativo.

Parcerias

Os buscadores classificam as páginas com notas, de acordo com uma série de itens envolvidos. Essa classificação é chamada de Pagerank e é a forma que o Google representa a importância que um site tem para ele na busca. Quanto maior a nota, melhor é a reputação de sua página e ranqueamento nos resultados. Páginas que recebem links de outras com reputação alta tem mais relevância do que uma página sem link nenhum. Ex. Se seu site é linkado pelo UOL (atualmente com um Pagerank 7), ele se torna mais ‘relevante’ para o Google. Por isso, procure ser linkado por páginas de relevância.

Resultado

Usando as palavras do próprio Google, os resultados é o que importa.

Com ações bem ajustadas de SEM, sua empresa atrairá clientes potenciais ao seu site que interessados em seus produtos ou serviços representará aumento de vendas.

Compartilhe:

Sobre vinicius Felix Marouelli

vinicius Felix Marouelli Escreveu 19 posts nesse blog.

Fique bem posicionado e aumente suas vendas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *